O prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), pelas pesquisas já divulgadas, inicia o período oficial da campanha eleitoral numa situação bastante confortável. Na pesquisa do Instituto Futura Inteligência, divulgada em abril pela Rede Vitória, ele pontuava como opção de 70,1% do conjunto de entrevistados. Essa vantagem na largada teve sobre Euclério o efeito de um impulso ainda maior para ida aos bairros de Cariacica, visitando, entregando e fiscalizando obras, mantendo contato direto com o eleitorado.
Em 2020, o então deputado estadual Euclério Sampaio disputou e venceu, em segundo turno, as eleições para a prefeitura de Cariacica, enfrentando a professora Célia Tavares, candidata do PT e ex-secretária municipal de Educação entre 2005 e 2012, quando o atual deputado federal Helder Salomão (PT) ocupava a prefeitura. A mesma professora Célia disputa agora contra as eleições de outubro, pontuando, na mesma pesquisa, 3,5%.
Euclério, apesar de exercer o primeiro mandato, é um político hábil, cercado de quadros competentes, que lhe ajudam a administrar um município complexo como Cariacica, o terceiro maior eleitorado capixaba, com 278.173 votantes. Ele sabe que uma candidatura apoiada por Helder, o deputado federal mais votado do Espírito Santo nas eleições de 2022, e provável candidato de seu partido ao governo estadual em 2026, pode surpreender nas urnas, desde que ocorra o fenômeno da transferência de votos. Por isso sua determinação de intensificar a campanha, independentemente da sinalização positiva dos números e do apoio explícito do governador Renato Casagrande (PSB), responsável pela liberação de recursos para a realização das obras de infraestrutura e de melhorias nas áreas urbanas e rurais do município.
O atual prefeito de Cariacica já manifestou seu desejo de, ele também, concorrer ao cargo de governador, mas sabe que essa é uma obra de engenharia política muito complexa. Isso, entretanto, não o impede de sonhar e de trabalhar para que tal desejo se concretize. Mas seu pragmatismo fala mais alto. Sabe que seu grande aliado, o presidente da Assembleia, deputado Marcelo Santos (União Brasil), também alimenta o sonho de ocupar o Palácio Anchieta, se possível já na sucessão de Casagrande, em 2026. Não irá o prefeito se atritar com aquele que sempre foi seu grande aliado, e um dos responsáveis por sua vitória em 2020. Por isso joga pensando no futuro, buscando se construir como um prefeito eleito com ampla margem de votos, com forte controle sobre a Câmara Municipal e com condições para influenciar o terceiro eleitorado estadual de forma decisiva em 2026.
Para Euclério, existe uma sensação concreta de que o futuro parece lhe sorrir. Termina seu primeiro mandato com altos índices de aprovação e grande intenção de votos na busca pela reeleição. Se durante os vários mandatos como deputado estadual se caracterizou por ser um político intransigente e truculento, no cargo de prefeito demonstrou grande capacidade de articular as mais variadas forças políticas, sociais e econômicas em torno de sua liderança. Sua coligação reúne um surpreendente número de 15 partidos, além do apoio do PC do B e o PV, que integram com o PT a Federação Brasil da Esperança na cidade, e racharam a esquerda por lá.
Evangélico, conservador, o prefeito Euclério Sampaio tem feito um governo moderado em termos políticos, mas arrojado em termos administrativos e na execução de obras e prestação de serviços. Cariacica é um município que teve um alto crescimento de população a partir da década de 1970, com a consequente ocupação desordenada das áreas urbanas para construção de moradias e loteamentos, bem como para ocupação por famílias desprovidas de renda. As carências da cidade são múltiplas em todas as áreas, e Euclério, sabedor disso, quis passar logo no início de sua administração a imagem de um prefeito atuante e próximo da população, além de manter uma relação mais próxima com o governo estadual, o que lhe garantiu inúmeras obras. A estratégia parece haver funcionado, pelo menos é o que demonstram os números da pesquisa Futura.
Em outubro, Euclério poderá ter uma eleição tranquila, mas ele deseja mais que isso. Sabe ser difícil anular a liderança que o deputado federal Helder Salomão (PT) possui na cidade que governou por dois mandatos consecutivos, sendo reconhecido como o responsável pela mudança do padrão de governança de Cariacica. Se não pode derrotar Hélder diretamente, Euclerio busca agudizar as fraquezas do parlamentar, como sua incapacidade de transferir votos para seus candidatos na cidade, como ocorrido nas eleições de 2016 e 2020. O prefeito buscará derrotar de novo a professora Célia Tavares, candidata de Helder.
Euclerio deseja sair forte dessas eleições, com um capital político que o torne ator de referência na esfera estadual. Tudo dependerá de seu desempenho nas urnas, bem como da sua capacidade em lidar com a vitória liderando uma frente tão ampla e heterodoxa de partidos. O Euclério Sampaio de 2024 decididamente não é nada semelhante ao deputado estadual de 2020. Sua inteligência política se aprimorou, na exata medida de suas responsabilidades administrativas e de sua ambição em continuar disputando novos mandatos, sempre buscando maior influência e um capital eleitoral mais consistente. É, de fato, uma liderança em ascensão e, como tal, deve ser considerado por todas as forças políticas.