O clima esquentou desde o fim de semana na disputa pela Prefeitura de Cachoeiro. Na convenção que confirmou seu nome como candidato, Diego Libardi (Republicanos) disparou contra Theodorico Ferraço (PP) nas entrelinhas de um discurso que coloca pimenta na eleição e mostra que, apesar de a campanha oficial só começar na semana que vem, o embate já está valendo na cidade. Ferraço respondeu e seu vice, o vereador Junior Corrêa, gravou vídeo para as redes sociais.
Na semana passada, uma pesquisa divulgada pelo AquiNotícias mostrava Ferraço na liderança com vantagem de 30 pontos sobre o segundo lugar. A Justiça Eleitoral viu irregularidades na divulgação da metodologia do levantamento e determinou, por meio de liminar, que o candidato do PP retirasse das redes sociais todas as menções a ela. Ferraço, obviamente, havia celebrado o resultado e feito menção a um de seus motes de campanha: o coroa contra os novinhos.
Durante a convenção que homologou seu nome, Libardi não perdeu a oportunidade e partiu para a luta de narrativas no primeiro ato. “Os ricos e poderosos podem ter os institutos de pesquisas, mas nós temos o apoio do povo nas ruas”, disse, para em seguida não deixar dúvidas do destinatário da mensagem. “Não se governa como há décadas e conceitos ultrapassados já não cabem no exercício do poder.” Antes disso, prometeu acabar, caso eleito, com o “rouba, mas faz”.
Ferraço respondeu nas redes sociais. “Não vou tolerar todas as inverdades que estão sendo espalhadas contra mim”, escreveu. “Reafirmo nosso compromisso com uma campanha limpa e ética e espero o mesmo dos meus adversários.” E para contrapor o debate sobre estar ultrapassado e representar uma política ultrapassada, a campanha escalou o vice para exaltar a experiência do decano.
Corrêa foi a personagem principal de um vídeo no qual Ferraço é apresentado como uma inspiração e exemplo, inclusive para os adversários. “Hoje somos o legado de quem veio antes de nós”, disse em alusão velada a Libardi. A capital secreta do mundo nunca foi de poupar os termômetros, mas ao que parece pela largada a campanha vai ser de derreter o asfalto.