Bem-vindos ao espaço digital da coluna Napoleão. Aqui você saberá de fatos e opiniões sobre o que vai na alma do mundo político capixaba. Informo logo que a coluna promoverá no leitor um efeito bipolar: ou você morrerá de rir ou ficará chocado com a verdade. Mas tenha certeza que você não ficará indiferente e nem morrerá de tédio.
Vale um milhão de dólares
Nove em dez políticos, assessores, consultores e jornalistas da área se perguntam se PH voltará para a política, se irá se envolver nas eleições municipais e se será candidato em 2026. E vou logo falar: não adianta perguntar à assessora do ex-governador, Vivian Camargo. A moça é um túmulo.
Neucimar, o bom de gogó
Quem conversa com o ex-prefeito canela-verde fica sabendo de todos os seus passos. Ele mesmo se define como quem não esconde o que pensa e faz. Não era seu projeto ser candidato novamente a prefeito de Vila Velha. Neste ano, seu objetivo é eleger o filho, Lucas Fraga. Nos próximos dias, ele estará de férias numa pescaria com amigos. Antes de terminar a conversa, disse com todas as letras que ”a direita de Vila Velha não fechou com Ramalho”. E ainda tem gente que acredita que o boa praça Neucimar será candidato a prefeito nas terras canela-verde.
Guaraparis
Na ponta das pesquisas, Rodrigo Borges, um pouco acima do peso, e o deputado Zé Preto, precisando se entender com a língua pátria. Bem atrás nas intenções de voto, o candidato do prefeito (que confesso não me lembrar o nome), Édson Magalhães. Deus proteja o povo de Guarapari.
E o vice?
Na capital, nas hostes do prefeito a disputa está acirrada pela indicação do vice. Erick Musso e os deputados Da Vitória e Evair travam uma luta surda e brincam de esconde-esconde para indicar o nome na chapa de Pazolini. Os nomes… não vêm muito ao caso.
Produtor político
Início do mês e Guerino Zanon, ex-prefeito de Linhares, completou 68 bem-vividos anos. Nos bastidores, está cuidando da organização da campanha do amigo e parceiro Bruno Marianeli. O que poucos sabem é que Guerino agora é também produtor rural. Escolheu o Café Conillon para iniciar a nova labuta. Se bem o conheço, o homem daqui a pouco estará na lista dos maiores produtores do Estado.
E Cariacica?
É traição pra todo lado. Na guerra de posições da pré-campanha, Euclerio veste o terno do já ganhou e Helder Salomão, com sua companheira de partido Célia Tavares, tenta convencer a federação PT-PV-PCdoB da importância de uma candidatura para evitar vitória de Euclerio por WO. Ah, sobre os traidores, semana que vem dou nome aos bois.
Passado e presente
Um renomado político capixaba do passado usava muito uma expressão quando entendia que um candidato estava perdido e dando tiro pra todas as direções: “Fulano está parecendo biruta de aeroporto”. Pelas últimas movimentações, tem um candidato que enquadra perfeitamente nesta definição do velho político. Não vou falar o nome mas já dou uma dica: é um coronel aposentado, que já foi secretário de segurança e que agora é pré-candidato a prefeito de Vila Velha.
Casão desaprendeu ou este iniciante não sabe mais nada
O governador anunciou quem irá apoiar para prefeito nas quatro grandes cidades da região metropolitana. Em Vila Velha, Arnaldinho; Cariacica, Euclerio Sampaio; na Serra, o candidato do Vidigal. E o pior: em Vitória apoiará dois concorrentes: Luiz Paulo e João Coser. Decisões que não atendem à liturgia do cargo de governador e do ponto de vista prático pouco agrega ao chefe do Executivo. Definitivamente, Casão não conhece a expressão famosa do Cardeal Mazarim: “O melhor meio para que te respeitem? Uma boa dose de gentileza e de distanciamento”.
“Primeiro a gente ganha, depois a gente vê”
Napoleão