Alguns candidatos alinham forças, escolhem vice ou preparam ainda suas convenções para se lançarem, e, enquanto isso, em Cariacica, o prefeito e postulante à reeleição, Euclerio Sampaio, realiza uma maratona de eventos noturnos para atender os quase 200 candidatos de sua coligação à Câmara de Vereadores. Desde sua confirmação como nome do MDB para outubro, ele se lançou a uma empreitada olímpica: correr contra o tempo para prestigiar o máximo de apoiadores com pretensões ao cargo de representante parlamentar no município.
Ainda que favorito à vitória de acordo com pesquisa Futura, que o coloca com uma intenção de votos de incríveis 70,1%, em medição tomada em maio, Euclerio segue à risca o manual de campanhas municipais, especialmente em cidades sem propaganda eleitoral na TV. Primeiro passo, reunir o máximo de apoiadores das mais variadas legendas. Segunda etapa, realizar reunião de lançamento mostrando força e capacidade de reunir militantes. Terceira fase, fortalecer cabos eleitorais nos bairros para, ao mesmo tempo, manter a musculatura eleitoral em forma para a corrida até às urnas.
O candidato do MDB até aqui montou uma coligação com 15 partidos apoiado em um discurso para fugir da polarização que caracteriza as eleições pelo País, apostando, claro, que na cidade não há quem esteja com força neste momento para se colocar como polo oposto a ele. Assim, durante o evento de lançamento de sua candidatura, com vários líderes políticos e milhares de pessoas, sacou o discurso da união e já lançou mão de uma vacina contra ataques virtuais. “Quem fica na rede social não resolve problema de ninguém”, disse, durante a convenção.
Cumpridos os dois primeiros pontos, o candidato à reeleição partiu para a tarefa de fazer a agenda caber no tempo que resta até o pleito de outubro. Desde a semana passada, Euclerio tem feito até três reuniões por noite em bairros da cidade com lideranças e candidatos a vereador. Faltando hoje exatos 65 dias para a eleição, é preciso acelerar para atender as centenas de postulantes. Mas é uma maratona e não uma prova de tiro curto. Com larga vantagem e até aqui a estratégia de quem não quer surpresas, ainda assim é preciso guardar fôlego para uma chegada tranquila.