O presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira, inaugura nesta quinta-feira os giros de personagens nacionais no Estado durante o período oficial de campanha. Ex-ministro na gestão de Jair Bolsonaro, o parlamentar vai participar de encontros e eventos de campanha de Audifax Barcelos, na Serra, e de Theodorico Ferraço, em Cachoeiro. Para o eleitorado geral, Ciro não deve representar um cabo eleitoral capaz de garantir votos, mas a ideia é mostrar capacidade de articulação que garanta recursos para os municípios. Em Cachoeiro, por exemplo, o vice de Ferraço, Júnior Corrêa (Novo) já gravou com o governador de Minas Gerais, seu correligionário Romeu Zema, para o horário eleitoral.
Seria uma auto-ofensa?
A Justiça negou o pedido do candidato a prefeito de Guarapari Zé Preto (PP) para que fosse retirada das redes a entrevista na qual ele usa o termo “fatalidade” ao se referir a pessoas com autismo. Zé Preto já pediu desculpas pelo uso inadequado das palavras e não teve sucesso em sua solicitação; o juiz Gil Vellozo Taddei decidiu que não há ofensa contra o candidato ao publicar o que ele mesmo disse.
Incompatibilidade
O Ministério Público Eleitoral pediu o indeferimento do nome de Alexon Cipriano (PDT) na disputa como vice em Cachoeiro. Escolhido para integrar a chapa da candidata a prefeita Lorena Vasques (PSB), o pedetista não teria deixado o cargo de subsecretário municipal de Regularização Fundiária e Habitação dentro do prazo legal de quatro meses. Agora é esperar o que decide a Justiça.
Paralímpicos
Agora é a vez dos nossos paralímpicos receberem aplausos e torcida. Onze atletas capixabas, integram a equipe brasileira em várias modalidades em Paris. Na foto de hoje, a corredora Lorraine Gomes, medalha de bronze nos 100 e 200 metros no Parapan-Americano de Santiago no ano passado. A cerimônia de abertura dos Jogos é nesta quarta-feira e estamos na torcida.