O promotor de Justiça Francisco Berdeal, após uma trajetória de mais de duas décadas dedicadas ao Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), assume o cargo de Procurador-Geral de Justiça na próxima quinta-feira (02) com objetivo fazer uma gestão focada na autonomia da instituição.
Ao tomar posse, Berdeal vai enfatizar a importância da autonomia do órgão como meio de proteger o Ministério Público de interferências externas e pressões que possam comprometer sua independência. Ele buscará fortalecer a estrutura técnica do MPES, garantindo que os setores de apoio sejam capazes de otimizar as atividades-fim, essenciais para o cumprimento da missão institucional.
A gestão de Berdeal pretende ser marcada por uma cultura de diálogo aberto e participativo. Isso envolve não apenas ouvir os membros internos da instituição, mas também engajar-se ativamente com a comunidade e outras instituições públicas e privadas. O objetivo é formar consensos que permitam superar desafios e controvérsias, fortalecendo os laços com a sociedade e promovendo políticas públicas eficazes.
Ao buscar diálogo e independência, o novo PGJ tem por objetivo blindar o órgão que é constantemente alvo de ataques, principalmente da extrema-direita que vê nas ações e investigações do órgão objetivos políticos-eleitorais.
Para evitar estes questionamentos, Berdeal vai lutar pela ampliação do quadro de membros e servidores e investimentos em melhorias estruturais e tecnológicas, defendendo que uma instituição robusta e moderna deve dispor de ferramentas eficazes que potencializem seus resultados. Outro grande objetivo é consolidar o programa de adequação do MPES à Lei Geral de Proteção de Dados com o apoio de estruturas dedicadas a essa finalidade.
Lembre:
O promotor de Justiça Francisco Martínez Berdeal foi escolhido pelo governador do Estado, Renato Casagrande, para exercer o cargo de Procurador-Geral de Justiça no biênio 2024/2026 após ser eleito para a lista tríplice pelos membros do MPES. Pela primeira vez, o governador não escolheu o mais votado da lista. Berdeal foi o segundo, sendo superado por Pedro Ivo de Sousa (146 votos).
Francisco tem 50 anos e é formado pela Universidade Federal Fluminense-UFF-Niterói/RJ, com especialidade em Direito Processual Civil pela FDV. Ele foi eleito com o apoio da atual procuradora-geral de Justiça, Luciana Andrade.
Ele iniciou a carreira no Ministério Público em 2003. Passou pelas Promotorias de Justiça de Viana, Afonso Cláudio, Águia Branca, Ibatiba, Guarapari, Colatina, Jaguaré, Fundão, São Mateus, Aracruz, Linhares, Cariacica, Serra e Vitória.
Já comandou o Centro de Apoio Operacional Eleitoral (Cael) e em 2020 assumiu o cargo de secretário-geral do Gabinete da Procuradora-Geral de Justiça, sendo o braço direito da PGJ Luciana. Ele também comanda a Comunicação da instituição.