A disputa pela Prefeitura de Colatina começa a ter as estratégias definidas para que seja dada a largada na corrida eleitoral. O prefeito e candidato à reeleição Guerino Balestrassi anunciou seu vice, o urologista Dionisio Boschetti. Recém-filiado ao PP, o médico tem experiência em administração na área da Saúde e é um claro movimento do emedebista em busca de anular, ou ao menos igualar no discurso, uma das vantagens competitivas de Renzo Vasconcelos (PSD).
Historicamente, a saúde tem grande influência na decisão dos eleitores em votações para os poderes executivos e legislativos, basta ver a grande quantidade de profissionais eleitos ao longo do tempo. Boschetti, indicação do presidente estadual do PP, deputado federal Da Vitória, complementa o perfil de Balestrassi na área em que a família Vasconcelos tem reconhecimento na cidade. O Hospital São José (HSJ) e o Unesc Saúde realizam centenas de milhares de atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no município e na Região Norte e Noroeste. Uma vantagem competitiva difícil de superar.
Nos últimos anos, o Hospital passou a ser referência no tratamento cardíaco e vascular e a oferecer tratamento contra o câncer, com o setor de quimioterapia em funcionamento e setor de radioterapia em obras para implementação. Renzo e seu pai, Pergentino Júnior, presidente municipal do Republicanos, estiveram à frente dessas ampliações e a saúde foi uma das principais bandeiras que renderam ao candidato do PSD 24.300 votos no município em 2022, quando concorreu a deputado federal.
Para se ter uma ideia, em 2020, quando foi eleito prefeito, Guerino conquistou 20.072 votos, ou 4,218 a menos que Renzo em uma eleição na qual os votantes tinham como opções todos os nomes do Estado. No município, além de Da Vitória, ligado à área de segurança, há ainda outro parlamentar federal, o médico Paulo Foletto (PSB), que também está na coligação do candidato à reeleição.
Foletto também tem boas relações com o agora vice da chapa, Dionisio Boschetti, que agrega ainda à candidatura de Guerino o apoio de setores econômicos da cidade. Atualmente ele é vice-presidente da Associação Empresarial de Colatina (Assedic). A disputa no município começa a se desenhar e ao que parece vai precisar ter muita saúde quem quiser acompanhar.