O deputado estadual Sérgio Meneguelli (Republicanos) usou as redes sociais neste domingo para afirmar (assista aqui ao vídeo) que o presidente estadual do PSD, Renzo Vasconcelos, o procurou para propor que se retiraria da eleição à Prefeitura de Colatina caso ele viesse como candidato. Meneguelli afirmou, no vídeo, que não irá concorrer e seu voto em outubro, apesar do apoio de seu partido a Renzo, é secreto. “Quanto ao meu apoio no momento vou me reservar o direito que a lei me faculta que é o sigilo do meu voto”. A Virgula aguarda a resposta de Renzo e atualizaremos este texto assim que o candidato se manifestar.
Em um cenário de equilíbrio na disputa para prefeito de Colatina, as duas principais candidaturas foram confirmadas neste final de semana, mas Sérgio se mostrou como o principal eleitor da cidade desde que a pesquisa Futura apontou que ele seria o preferido da população, caso disputasse. Nas últimas semanas, sua única aparição ao lado de um político envolvido na eleição foi uma visita à casa do presidente estadual do PP, deputado federal Da Vitória.
O prefeito e candidato à reeleição, Guerino Balestrassi (MDB), realizou sua convenção na sexta-feira à noite mostrando a força de um grande leque de alianças, ao todo dez siglas e federações, entre elas o PP de Da Vitória, o PSB do governador Casagrande e o PT do presidente Lula.
O ex-deputado e presidente estadual do PSD, Renzo Vasconcelos, foi confirmado como candidato na manhã deste domingo com o apoio formal do Republicanos e a promessa de que Meneguelli estará ao seu lado na corrida eleitoral. Renzo conta com uma coligação composta ainda pelo União Brasil e o Avante.
O número de legendas que apoiam cada candidato garante uma quantidade grande de postulantes à Câmara de Vereadores, que na prática funcionam como cabos eleitorais nos bairros e dão capilaridade às campanhas. Além disso, cada sigla oferece tempo maior de propaganda gratuita e uma fatia de recursos do fundo eleitoral para cada chapa de concorrentes ao parlamento municipal.
Guerino e Renzo aparecem tecnicamente empatados na pesquisa Futura divulgada em julho pelo Folha Vitória. Nos percentuais obtidos pelo levantamento, o prefeito tem vantagem na pesquisa espontânea e Renzo, na estimulada. Isso pode significar um menor conhecimento por parte dos entrevistados da presença do ex-deputado na disputa, o que é facilmente contornado com o decorrer da campanha, uma vez que a cidade tem programas eleitorais de rádio e TV.
Fator Meneguelli
O deputado estadual Sérgio Meneguelli, mesmo sem concorrer e sem ser candidato, foi indicado como o preferido da maioria dos colatinenses em todos os cenários de entrevistas estimuladas nos quais seu nome foi apresentado. Assim, em um cenário de disputa equilibrada, sua participação efetiva, ainda que apenas em programas eleitorais de TV, seria um diferencial importante. As consequências de seu vídeo, no fim da manhã deste domingo, ainda estão por ser medidas.