Caro leitor, temos a honra de anunciar que chegou, neste 28 de janeiro de 2024, um dia de transformação. Após 89 edições em PDF, como você nos acompanhou, acaba de entrar no ar o novíssimo portal A Vírgula, neste endereço avirgula.com.
Nosso compromisso com a democracia, com a interpretação fora da bolha, com a elaboração de entrevistas especiais e o apontamento de tendências continua, sob as premissas do jornalismo de análise. Mas agora trazemos a você um time extenso, muito mais frequência e dinâmica nas pautas e diversas possibilidades de conteúdo, como apresentaremos aqui.
Ao abrir o novo site, o leitor encontra nossa manchete principal, as matérias de capa e oito possibilidades de navegação temática, divididas entre as seguintes seções: Home, Análises, Dados, TV Vírgula, Entrevistas, Artigos, Expediente e Contato.
Nossas análises continuarão com o olhar além do lugar-comum, como vocês já estão acostumados. Agora, com muito mais constância, todavia: elas serão atualizadas todos os dias, em diferentes tamanhos e formatos. Aos domingos, claro, aprofundaremos temas especiais.
No portal A Vírgula vocês encontrarão dados exclusivos, com interpretações certeiras sobre o cenário político, entrevistas, artigos dos nossos articulistas oficiais e de convidados especiais.
Além disso, a TV Vírgula apresentará entrevistas e análises completas, em vídeo, para qualificar ainda mais a sua navegação no site e compreensão dos fatos.
Estreia
Inauguramos o portal numa entrevista exclusiva com o governador Renato Casagrande (PSB), em seu terceiro mandato e prestes a encerrar ciclo de mais de 20 anos do revezamento entre ele e o ex-governador Paulo Hartung. O governador, no bate-papo, critica Lula, Bolsonaro e afirma: “Vou subir em palanques, sim, desde que não atrapalhem meu governo”.
Também apresentamos aos leitores nossa primeira série especial, chamada Construtores do Espírito Santo, viagem às histórias dos personagens políticos que deram os passos mais relevantes para moldar o dia a dia dos capixabas. Os personagens que construíram o futuro o ES.
O nosso primeiro convidado é o ex-governador Arthur Carlos Gerhardt Santos, um dos responsáveis pelo advento da Findes (Federação das Indústrias do ES) e por ter regulamentado o Fundap (Fundo para Desenvolvimento das Atividades Portuárias). Dr. Arthur foi indicado ao Governo do ES pelo Presidente Médici, nos anos mais obscuros da ditadura militar, e ele conta como foi o papo na sala do ditador em Brasília. Imperdível. Exibiremos a conversar com o ex-governador em três episódios, de domingo (28) a terça (30).
E não para por aí. Nesta última semana pipocou no mercado o possível avanço no caso Marielle, diante da delação (?) do miliciano Ronnie Lessa, apontado como assassino da vereadora e do motorista Anderson Gomes. Fomos atrás, então, de outro papo exclusivo: com o jornalista Rafael Soares, autor da obra Milicianos.
Soares, que teve o nome procurado no Google por Ronnie Lessa, apurou, investigou e relatou minúcias do caso e da inacreditável realidade das milícias no Rio. Em seu livro, além disso, cita o nome de Domingos Inácio Brazão, conselheiro do TCE-RJ (Tribunal de Contas do Rio de Janeiro) e ex-deputado estadual, cujo envolvimento na morte de Marielle é alvo de investigação da Polícia Federal.
Fernando Carreiro dá a largada
Idealizador do nosso novo portal, o jornalista e consultor de comunicação Fernando Carreiro é o responsável por iniciar a série de textos entre os articulistas oficiais. Neste domingo de estreia, 28, ele evoca o título “Líderes e Pavões”, debate sobre a construção da liderança política por meio da imagem, bem como as consequências das performances imagéticas dentro dessa perspectiva. Carreiro escreve todos os domingos com o tema Marketing Político e Imagem.
Dois pontos
Se pluralidade é premissa do novo portal A Vírgula, você não pode perder o debate sobre reforma agrária, com divergentes pontos de vista, entre o deputado federal Evair de Melo e o subsecretário de Estado da Agricultura Familiar, Rogerio Favoretti.
Evair defende que, se for além da Constituição, “invasão de terra é crime”. Já Favoretti explica, didaticamente, como a reforma agrária gera postos de trabalho e renda.
Análises
Também trazemos análises especiais para o lançamento do portal A Vírgula. Em uma das abordagens, versamos sobre a degeneração da polarização entre PT e PSDB, a qual resultou num efeito de autossabotagem e colaborou com a abertura de espaço para a extrema-direita. Uma ilegitimidade antidemocrática crucial para os rumos do país.
Em outra análise, avaliamos os movimentos do presidente Lula para se blindar e garantir sua candidatura em 2026. Não apenas como nome natural do PT, mas como o herói ainda necessário para o país.
Não podíamos também deixar de analisar os ingredientes que apimentam a saída do coronel Alexandre Ramalho (Podemos) da Secretaria de Segurança Pública do ES, sob a aquiescência do governador Renato Casagrande (PSB), Entenda a partida de xadrez que movimenta a decisão.
O novo portal A Vírgula está no ar! Vem pensar com a gente.