O governo do Estado foi a Brasília buscar recursos para reconstruir as cidades afetadas pelas chuvas. O valor da conta: R$ 743 milhões. Com boa gestão fiscal, o Espírito Santo tem recursos para investir nas cidades. O que precisa fazer são as difíceis, caras e pouco vistosas obras estruturantes, além de fiscalizar com rigor a ocupação de áreas irregulares.
Falar é fácil
Deputados estaduais, em uníssono, cobraram mais infraestrutura para as cidades capixabas afetadas pelas chuvas. Mas o principal desafio é convencer as pessoas a deixarem suas casas em áreas de risco ou mesmo proibir a ocupação de regiões irregulares. Terão coragem de fazer se tiverem a oportunidade?
Menos burocracia
Ainda na esteira da crise causada pelas fortes chuvas, foi aprovado nesta terça-feira, 26, a facilitação de acesso ao Fundo da Defesa Civil. O objetivo do projeto é promover celeridade na assistência às vítimas e repasse de recursos financeiros para as diversas ações de Defesa Civil com aprimoramento dos processos e mecanismos para que o município receba de forma mais eficaz o apoio do Estado para o restabelecimento da normalidade em sua região.
Resposta?
Um dia após ser criticado pelo colega de partido Hudson Leal (Republicanos), por supostamente incitar a violência contra os profissionais de saúde na Serra, o deputado estadual Pablo Muribeca (Republicanos) fez postagens em suas redes sociais em apoio a um enfermeiro que sofreu racismo em uma unidade de saúde da cidade.
Em tempo
Médico, o deputado estadual Hudson Leal fez coro aos colegas que muito reclamam das abordagens de Muribeca nas unidades de saúde da Serra. Em uma das últimas visitas, a vítima foi a filha de Leal, que atua como pediatra no Hospital Materno Infantil da Serra. De acordo com a categoria, profissionais de saúde estão se recusando a atuar na cidade em razão do clima hostil supostamente criado por Muribeca que, em sua defesa, alega defender o povo, que fica horas esperando atendimento.