Desde que Weverson Meireles, pré-candidato a prefeito da Serra, deixou a Secretaria de Estado de Turismo do Espírito Santo, em dezembro de 2023, o PDT não tem mais vinculação à pasta. O cargo de Philipe Lemos está na cota do governador Renato Casagrande (PSB). É o que garante o presidente estadual do partido, Eduardo Vidigal.
Exonerações
Questionado sobre exonerações que estariam acontecendo na pasta, Eduardo afirmou que não são cargos do partido. Apesar da redução do espaço no governo estadual, o PDT segue aliado de primeira hora do governo, assim como o PSB vai apoiar o candidato pedetista na Serra.
É pra valer
A candidatura de Sergio Majeski (PDT) em Vitória vai mesmo acontecer, assim garantiu Eduardo Vidigal para a coluna Ponto e Vírgula.
Saidinha não tem vez no Espírito Santo
Mal foi publicado o veto do presidente Lula (PT) no projeto que proibia a saidinha dos presidíos, como ficou popularmente conhecido o tema, o coordenador da bancada capixaba no Congresso Nacional, deputado federal Josias Da Vitória (PP) publicou um vídeo dizendo publicamente que trabalharia pela derrubada do veto. O resultado foi quase unânime.
Bancada unida
Dos dez deputados federais, apenas Helder Salomão (PT) e Jack Rocha (PT) não deram sinalizações claras quanto a derrubada do veto. Já no Senado, os três integrantes da bancada, Magno Malta (PL), Marcos do Val (Podemos) e Fabiano Contarato (PT) devem ir contra a posição de Lula. Para derrubar o veto são necessários 257 votos. Líderes do Congresso dizem que este número fatalmente será superior a 300.
Prioridades
Dentro da geopolítica estadual, o PT trabalha com duas prioridades. As candidaturas de João Coser em Vitória e de Célia Tavares em Cariacica. Todos os outros municípios estão passíveis de acordos que favoreçam as disputas em Vitória e Cariacica, incluindo Serra e Vila Velha.