Analisei os mais recentes números publicados em março, sobre avaliação do governo Lula, que foram realizados pela Genial/Quaest. As duas mil entrevistas, feitas presencialmente entre 25 e 27 de fevereiro, em 120 municípios do país, permitem margem de erro de 2,2%.
Comparando com números de 2023, o novo estudo mostra que a avaliação está em uma curva de queda. Vamos aos números atuais: Avaliação Positiva (35%), Negativa (34%), Regular (28%), Aprova (51%), Desaprova (46%).
Analisando somente esses números, há um empate técnico entre aprovação e desaprovação e também entre a avaliação positiva e negativa.
Considerando isso, os que avaliam como regular fazem uma diferença importante e não há uma tendência clara se têm considerações mais positivas ou negativas sobre a gestão e atuação do Presidente Lula. Talvez, uma pequena esperança de que possa melhorar, já que os números da aprovação estão um pouco melhor. Pode ser, mas é preciso considerar o empate técnico.
Outro dado interessante apresentado na pesquisa é que 73% dos entrevistados afirmaram que os preços dos alimentos aumentaram e para 63% o preço das contas também aumentaram. Para 38% a economia piorou (eram 30% em final de 2023), entre os que acham que melhorou caiu de 30% para 26%. Nessa percepção de como anda a economia do país, a diferença é maior (12 pontos). O que analiso é como esses eleitores percebem.
Em pesquisa, o que se mede é isso: O olhar do cidadão. Não importa se dados da economia mostrem uma inflação em queda, por exemplo. E o estudo mostrou que a percepção, hoje, é de piora na economia.
Se a tendência dessa avaliação em queda continuar, penso que isso pode ser um fator importante no processo eleitoral deste ano. Como se comportarão esses eleitores que não fazem parte do fã clube da esquerda e nem do fã clube da direita? Esses eleitores do regular? Eleitores que demoram mais para decidir o voto?
Já está claro que a polarização direita/esquerda vai continuar intensa e por isso cada vez que números da gestão do PT são divulgados mexe o tabuleiro eleitoral que está sendo jogado nos municípios.
Reforço que todo esse cenário apresentado é uma fotografia do momento, é bem dinâmico e os números vão registrando o olhar dos eleitores com as informações que chegam até eles e o quanto está pesando manter a família com a qualidade de vida desejável. Pesa também o quanto o gestor público, seja prefeito, governador ou presidente se mexe para atender às expectativas da população.
Por isso, em um levantamento de potencial de votos, para além da leitura dos números de quem está na frente ou mesmo de rejeição, é importantíssimo a análise do cenário e o acompanhamento regular sobre esse olhar do eleitor.