Aparentemente, pouco – ou nada – mudou desde a eleição de 2022 na opinião das pessoas acerca de gostar de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ou Jair Bolsonaro (PL). Ao menos é isso que faz parecer a pesquisa AtlasIntel/CNN Brasil.
A pesquisa foi divulgada neste sábado (15) e foi realizada entre os dia 7 e 11 de junho. Os dados dão conta de que quem votou em Lula em 2022 aprova o governo, e quem votou em Bolsonaro na mesma eleição desaprova o governo. 95,4% das pessoas que votaram em Lula e responderam a pesquisa aprovam o governo. 96,4% das que votaram em Bolsonaro desaprovam o governo. A taxa de erro da pesquisa é de 5%.
Entre os que não votaram em nenhum dos dois candidatos, a taxa de aprovação do petista está em 51,4% contra 43,7% de rejeição. Já entre os que não votaram no segundo turno, está em 53% contra 32,3%.
Num geral, a aprovação de Lula segue mais ou menos como o resultado da eleição, numa taxa de 51% enquanto a rejeição está em 47%.
De posse dos números, o que fica estranho é a imprensa noticiar com tanta frequência esses resultados de pesquisa de avaliação do governo, que sempre tem dado números semelhantes. Além dos números semelhantes, a imprensa tem noticiado a rejeição antes da aprovação, uma prática pouco comum antes do governo Lula 3.
Na eleição de 2022, Lula recebeu 50,83% dos votos válidos, enquanto Bolsonaro recebeu 49,17% dos votos válidos. Na ocasião, a abstenção chegou a 20%. Como em pesquisa de opinião pública não há abstenção, vale refletir se as pesquisas não estão demonstrando uma boa avaliação do petista, enquanto o clima na imprensa tenta colocar essa permanente corda-bamba que gera sensação de insegurança à população.