Agosto está terminando e na primeira quinzena do período das campanhas duas questões estão deixando os candidatos e suas assessorias de cabelo em pé. Primeiro a falta de recursos, tanto do fundo eleitoral como das doações de pessoa física. Vamos assistir à temporada de desistências e de traições. A outra diz respeito às pesquisas eleitorais. Muito plano amostral errado levando o erro aos resultados. É preciso muito sangue frio e estratégia para lidar com o assunto.
Luz, câmera, cortou
As redes de rádio e TV também começaram a temporada de sabatinas que antecede os debates. Em tempos de Pablo Marçal, as equipes de marketing só pensam em como fazer os melhores cortes para as redes sociais e para os programas de TV.
Nesses mesmos lugares
Por falar em Pablo Marçal… não, não vou falar dele não. Já tem gente demais falando do homem. Suas narrativas são uma mistura de messianismo, populismo, autoajuda e antissistema. Pronto falei.
Vejo o futuro repetir o passado
A reflexão veio da equipe de marketing da candidata a prefeita de São Paulo, a certinha Tabata Amaral. Apareceram com uma tese de que no momento político o eleitorado não está ligado em credibilidade e sim buscando algo fora da curva e inusitado, ou seja, algo que chame atenção. Lembro aos assessores que nossa Bete Rodrigues já teve essa sacada muitos anos atrás. Foi pensando assim que formulou várias estratégias vitoriosas.
Garrincha neles
Ramalho, o coronel candidato a prefeito em Vila Velha encontrou sua estratégia: tudo que Arnaldinho, o prefeito que busca a reeleição, fala é mentira e tudo que ele fala é verdade. Só precisa combinar com os eleitores.
Por que parou?
Sabem o que tem de comum entre os prefeitos da Grande Vitória que buscam a reeleição? Não deixaram que a campanha atrapalhasse suas gestões e continuam prefeitando. A exceção é o prefeito da nossa capital.
Liga no meu celular
E vem aí nesta sexta-feira o horário gratuito de rádio e TV das campanhas eleitorais. Mas calma. Não em todos municípios, A maioria não é sede das emissoras de TV. Prestem atenção: o primeiro programa contará a história do candidato, mostrará seu vice, apresentará seu jingle coberto com cenas dos primeiros dias da campanha. Se aí na sua cidade tiver algo diferente, manda um zap para Napoleão.
Viva a força feminina
Napoleão vai terminar hoje com uma nota diferente. Livro é o assunto. O sensacional “Mulheres de minha alma” da maravilhosa escritora chilena Isabel Allende. O livro fala de amor, de família e de longevidade. Tudo com muito humor e inteligência. Vida longa para Isabel.