O candidato a prefeito de Vila Velha Coronel Ramalho (PL) foi a Brasília nesta quarta-feira para gravar vídeos para a campanha ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro. A ideia de colar na imagem do líder nacional da legenda já estava agendada desde a semana passada, mas o encontro calhar de acontecer nos dias em que estouram denúncias contra o ministro do STF Alexandre de Moraes, pode render frutos ao ex-secretário da Segurança.
Muito atrás do prefeito e candidato à reeleição, Arnaldinho Borgo (Podemos), segundo pesquisa Futura divulgada em maio, Ramalho tem a chance de se apresentar como o candidato do bolsonarismo na cidade e tentar uma ascensão meteórica. Ainda que não seja o suficiente até outubro para desbancar o atual chefe do Executivo municipal, ao se consolidar na cidade, o oficial reformado pode se valer da exposição de sua primeira campanha para voos mais altos em 2026.
Nos últimos dias, em um esforço para se descolar de qualquer contato com a esquerda, Ramalho desferiu alguns ataques ao governo Casagrande, do qual foi secretário por quase quatro anos. A ideia de sua campanha parece ser a de criar uma polarização em Vila Velha. Na estratégia, de um lado estaria ele como o pólo conservador autêntico e, do outro, o prefeito Arnaldinho, apoiado pelo governador, como a esquerda a ser derrotada. É uma tese. Na prática, vamos ver como as coisas acontecem nas terras de Magno Malta.