O portal A Vírgula chega com o objetivo de aprofundar o debate político e, para tal, convocou um time de peso: já são 12 articulistas confirmados nesta largada do site para colaborar semanalmente, quinzenalmente e mensalmente.
São profissionais de calibre que pesquisam a História política, estudam o cenário, escrevem obras, resenham avaliações debatidas por todo o mercado; isto é, se dedicam diariamente a interpretar o contexto político de forma enriquecedora para a sociedade.
Idealizador de A Vírgula, o jornalista e consultor de comunicação Fernando Carreiro escreve todos os domingos sobre Marketing Político e Imagem. Ele ressalta que, “neste mundo moderno, em que as redes horizontalizaram a comunicação, o cuidado com a imagem se tornou a preocupação de 10 entre 10 figuras políticas”.
Rodrigo Medeiros, professor do Ifes (Instituto Federal do ES) e doutor pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) é o nosso articulista de Economia. Para ele, membro do Conselho Editorial de A Vírgula e que escreve às segundas, “os desafios socioeconômicos do século XXI são complexos, multidimensionais e contemplam diversos aspectos do nosso cotidiano”. “Vamos debater o assunto para contribuir com a análise crítica e a compreensão do público”, diz.
Também faz parte do nosso time a professora Lígia Mafra, pós-graduada em Direito e mestranda em Direitos e Garantias Fundamentais pela FDV. A especialista vai conversar com o leitor sobre um dos temas mais relevantes do momento: Democracia. “Ainda é a nossa melhor opção de governo quando comparada a todas as outras”, pontua ela, que escreve todas as terças.
O tema democracia, aliás, não pode ser debatido sem o pensamento nas mulheres e na diversidade. E é exatamente sobre o assunto que a articulista Elisângela Melo, advogada criminalista, procuradora e especialista em Direito e processo penal vai escrever em A Vírgula, quinzenalmente, às terças. “Falar sobre gênero e diversidade não se restringe a analisar os resultados diretos de uma desigualdade histórica de poder, mas pressupõe interpretar os atos e o fatos políticos que nos mantém nesse lugar”, observa ela.
Já o jornalista Felipe Izar, pós-graduado em ciência política e em marketing digital, além de editor-executivo de A Vírgula, escreve todas as quartas sobre Política e Comunicação. “São duas áreas com relação indissociável, cada vez mais nestes tempos polarizados e pautados pelas linhas velozes e furiosas do ambiente virtual. As figuras públicas que hoje se destacam vivem numa rotina marqueteira insana e insaciável”, avalia Izar.
Professor na universidade norte-americana da Virginia, nos departamentos de Estudos de Mídia e Antropologia, David Nemer é o articulista de Política, Sociedade e Tecnologia. Segundo ele, “na complexidade da sociedade contemporânea é inegável que tudo seja permeado por nuances políticas, e a tecnologia surge como uma lente poderosa”. “A política tece-se nos aspectos mais delicados do cotidiano e a tecnologia age como espelho reflexivo”, conclui. Nemer escreve todas as quintas.
Política também trabalha com dados, e as pesquisas “deram o que falar” nos últimos anos, caindo no gosto, para o bem ou para o mal, dos embates digitais polarizados. Para trazer uma visão mais assertiva e aprofundada sobre o assunto, a jornalista Rita Abreu, diretora da Enquet Pesquisas, é a nossa articulista de Ciência de Dados. “Vi a Vírgula nascer e ganhar relevância. Com o novo site, certamente se tornará referência no mercado político, comemora Rita, que escreve às sextas.
Se informação ganhou força, no cenário político nunca foi tão importante olhar de forma acurada para a História, de modo a interpretar o presente e projetar o futuro. Tal exercício, para qualificar o debate do leitor, será desenvolvido por Marcelo Siano Lima, historiador, Mestre em História e membro do Conselho Editorial de A Vírgula. “Queremos romper as barreiras geográficas e abordar de forma ampla e desafiadora, ao lado de um público ávido por informações que fujam do senso comum”, afirma. Siano escreve todos os sábados.
Inteligência Artificial, tecnologia, Direito e a influência dessas áreas na rotina política. O desafio de conversar com o eleitor sobre assunto tão impactante para a sociedade é do articulista, com o peso exigido para tal, José Luis Bolzan de Morais, doutor em Direito do Estado, professor, pesquisador em Direito e tecnologia e presidente do Cyberleviathan – Observatório do Mundo em Rede. “Os impactos da disrupção tecnológica no Direito e na política impõem que estejamos preparados para entender e atuar as e nas transformações que se apresentam”, alerta o articulista, que escreve quinzenalmente, às quintas.
Outro reforço de A Vírgula é o jornalista Leonardo Quarto, especializado em Gestão de Mídias Sociais e também editor de AV. Léo, que escreve às sextas, quinzenalmente, vai observar diariamente o cenário político e interpretar as minúcias ao leitor. “Teremos um olhar humano sobre os principais fatos da política local e nacional”, conta.
O nosso portal também é internacional, claro, e conta com o cientista político Eduardo Rivas, direto da Argentina, para explicar os mais recentes acontecimentos no país vizinho e de toda a América Latina. Rivas, que escreve todos os sábados, é pós-graduado em Integração Regional e Mestre em Estudos da União Europeia, afirma ser “um prazer fazer parte da família A Vírgula”. “Esperamos contribuir daqui, da campeã do Mundo Argentina, hoje laboratório global para a aplicação de políticas que nunca foram implementadas em nível nacional”, complementa o provocador.
Quem também vai tratar de política internacional, além de políticas públicas, é o Mestre e Doutor em História e professor Rafael Simões, que escreverá mensalmente, às quintas. “Será um prazer participar da equipe. Pretendo abordar elementos centrais da política brasileira e capixaba e da discussão, formulação e execução de política públicas em nosso Estado e nosso país”, apresenta.
Ainda não acabou. Também está conosco o filósofo, Mestre e Doutor em Direito Giancarlo Montagner Copelli, que vai traçar para o leitor os parâmetros da relação política e populismo. Gian, que nos presenteia com seu texto todas as segundas, afirma que “o debate sobre o populismo tem, cada vez mais, ganhado espaço na contemporaneidade, assinando não apenas uma nova forma de observar a difícil relação entre representantes e representados, mas certa tentativa de (re)aproximação entre demos e poder”.
MARKETING POLÍTICO E IMAGEM
Fernando Carreiro é jornalista e consultor de comunicação especializado em reputação, crises de imagem, marketing político e comportamento humano. Escreve aos domingos.
POLÍTICA E COMUNICAÇÃO
Felipe Izar é jornalista, editor-executivo de A Vírgula, pós-graduado em marketing digital e pós-graduado em ciência política. Escreve às quartas.
ECONOMIA
Rodrigo Medeiros é professor do Ifes, doutor pela UFRJ e analisa regularmente os aspectos multidimensionais do processo de desenvolvimento econômico. Escreve às segundas.
DIREITO, INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, POLÍTICA E TECNOLOGIA
José Luís Bolzan de Morais é doutor em Direito do Estado, professor do PPGD/FDV e ATITUS, pesquisador (CNPQ) em Direito e tecnologia, Presidente do Cyberleviathan – Observatório do Mundo em Rede. Autor. Advogado. Escreve, quinzenalmente, às quintas.
DEMOCRACIA
Lígia Kunzendorff Mafra é professora de graduação e pós-graduação em Direito (CESV). Mestranda em Direitos e Garantias Fundamentais (FDV), vice-presidente da Abracrim-ES, membro do Grupo de Pesquisa Estado & Constituição e Pesquisadora do Cyber Leviathan – Observatório do Mundo em Rede. Escreve às terças.
POLÍTICAS PÚBLICAS E POLÍTICA INTERNACIONAL
Rafael Cláudio Simões é Mestre e Doutor em História no Programa de Pós-Graduação em História Social das Relações Políticas na Ufes. Historiador, professor universitário, coordenador do Núcleo de Apoio aos Refugiados no Espírito Santo – Cátedra Sérgio Vieira de Mello (NUARES – CSVM) e atua em cursos de graduação de Direito, Pedagogia e Relações Internacionais, além de mestrados de Segurança Pública e Sociologia Política. Escreve na segunda quinta-feira de cada mês.
POLÍTICA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA
David Nemer é professor nos departamentos de Estudos de Mídia e Antropologia na Universidade da Virginia. Pesquisador Associado ao Berkman Klein Center em Harvard. Autor dos livros Tecnologia do Oprimido e Favela Digital. Escreve, semanalmente, às quintas.
ARGENTINA E AMÉRICA LATINA
Eduardo Rivas é cientista político argentino e correspondente de A Vírgula na América Latina. Especializado em Relações Internacionais, pós-graduado em Integração Regional e Mestre em Estudo da União Europeia. Escreve aos sábados.
CONTEXTO HISTÓRICO
Marcelo Siano é historiador, mestre em História e doutorando em Direito e Garantias Fundamentais pela FDV. Escreve aos sábados.
POLÍTICA
Leonardo Quarto é jornalista profissional há 13 anos, com formação em Comunicação Social pela Ufes e especialização em Gestão de Mídias Sociais pela FEST. Jornalista premiado em diversas ocasiões, como no Prêmio Capixaba de Jornalismo e no Prêmio Petrobras de Jornalismo. Escreve, quinzenalmente, às sextas.
CIÊNCIA DE DADOS
Rita Abreu é jornalista com especialidade em marketing empresarial e diretora da Enquet Pesquisas e Gestão da Informação. Mentora em comunicação relacional, ex-professora de graduação e pós-graduação da disciplina Pesquisa de Marketing. Consultora nas áreas de estratégia empresarial e política. Escreve, quinzenalmente, às sextas.
POLÍTICA E POPULISMO
Giancarlo Montagner Copelli é filósofo (Unisul). Mestre (Unijuí) e Doutor (Unisinos) em Direito. Em estágio pós-doutoral (FDV/Fapes) junto ao GP “Teoria Crítica do Constitucionalismo”. Autor, entre outras obras, de “Pensando o populismo a partir de perspectivas distintas”, publicado em coautoria com Clarissa Tassinari. Escreve, quinzenalmente, às segundas.
POLÍTICA, MULHERES E DIVERSIDADE
Elisângela Melo é advogada criminalista, procurador municipal, defensora dos direitos humanos, especialista em Direito penal Econômico e Europeu, especialista em Direito e Processo Penal e mestranda em Direitos e Garantias Individuais pela FDV. Escreve, quinzenalmente, às terças.