Com os registros das candidaturas nos sistemas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), vêm as primeiras declarações de patrimônio dos que pleiteiam vagas nas prefeituras e câmaras de vereadores. Em Vila Velha, entre as cadastradas até o momento, chama atenção o tucano Mauricio Gorza. Na sua relação de bens, que soma 711.465,47 reais, ele listou uma “linha telefônica residencial” no valor de 400 reais.
Na cidade, Coronel Ramalho (PL) é quem tem, até o momento, o maior patrimônio entre os candidatos a prefeito, com uma declaração no valor de 1,96 milhão de reais, basicamente composto por uma casa com terreno e um veículo. Na listagem pública disponibilizada pelo TSE, ele só perde para o vice do prefeito Arnaldinho Borgo (Podemos). Cael Linhalis (PSB) declarou patrimônio de 2,4 milhões de reais, entre imóveis, terrenos e veículos.
Já o prefeito e candidato à reeleição teve um aumento de patrimônio desde a última eleição, quando venceu em 2020. Há 4 anos, Arnaldinho declarou bens no valor de 217.758,00 reais. Neste ano, ele apresentou um total de 420 mil reais, que compreendem um imóvel, um veículo e uma loja. Pelos dados do TSE, o prefeito basicamente trocou de carro.