Faz muitos anos que Viana é tida, não em palavras ditas, mas em esquecimentos tácitos, como patinho feio entre as cidades da Grande Vitória. É comum ouvir considerações sobre a região que deixam de lado ou colocam em segundo plano o município. Mas isso vem mudando. Desde o crescimento do protagonismo de atores políticos da cidade, mais notadamente o deputado federal Gilson Daniel (Podemos), a cidade vem apresentando a perspectiva de, em poucos anos, surgir como um dos cisnes do Estado. E os números já começam a manifestar essa transformação.
O prefeito de Viana, Wanderson Bueno (Podemos) , pode sair das urnas de 6 de outubro não apenas reeleito para mais um mandato, mas como uma das lideranças ascendentes da política capixaba. A pesquisa do Instituto Futura, divulgada pela Rede Vitória em 26 de agosto, mostrou que 76,6 % dos entrevistados afirmaram o desejo de votar em Bueno, o que representou um aumento de 3,5 % em relação a pesquisa divulgada em junho.
Bueno começa a dar a impressão de reunir condições, até por falta de oponentes com maior densidade eleitoral, de se tornar um dos prefeitos proporcionalmente mais bem votados do Estado, o que representará a abertura de uma ampla janela de oportunidades políticas para o futuro desse jovem de 36 anos, que obteve, em sua primeira eleição, em 2020, 66,36% dos votos válidos na cidade.
Viana é o 11º colégio eleitoral do Espírito Santo, com 54.289 eleitores, e vem passando, nas duas últimas décadas, por uma intensa transformação em sua economia. A força dos arranjos produtivos da agricultura e da pecuária, tradicionais no município, convive com a diversificação introduzida por um forte setor de serviços, especialmente das empresas de logística, e industrial.
Das cidades da Região Metropolitana mais próximas da capital, Viana é a que conta com mais áreas livres para a implantação de novos investimentos, e sua posição geográfica estratégica, no entroncamento das duas principais rodovias federais que cortam o Estado, as BRs 101 e 262, além do projeto da futura estrada de ferro para a região sul, tendem a dar ao município um dinamismo econômico ainda maior, traduzido em investimentos produtivos variados.
Bueno, que iniciou sua carreira política como secretário do ex-prefeito e atual deputado federal Gilson Daniel, na década passada, tem se mostrado um administrador competente e arrojado, procurando estruturar a cidade para os investimentos futuros, além de melhorar toda a infraestrutura e as condições de vida da população, além da qualidade dos serviços públicos.
Bueno é um prefeito aprovado por 87,2 % dos entrevistados, segundo o Futura, um índice de aprovação que atesta a aceitação de seu trabalho e lhe garante uma fácil reeleição. Tudo indica que uma nova estrela está nascendo na constelação política capixaba, e com um futuro promissor em uma cidade até aqui deixada de lado na lembrança, mas que vem crescendo para se destacar e se diferenciar no ninho da política capixaba.